História

Com o aparecimento dos portugueses, a região ás margens do Rio Paraíba foi escolhida para o plantio de cana-de-açúcar, na época da monocultura, por reunir condições favoráveis à população. Algum tempo depois, foram fundados os engenhos, Corredor, Maravilha, Oiteiro, Itapuã e outros, sendo o principal o engenho Taipú onde surgiu o núcleo habitacional que deu origem à cidade, cuja construção foi iniciada no dia de São Miguel, 29 de setembro.Quanto aos seus fundadores sabe-se apenas que foram os Lins, Vieira e Albuquerque. Os registros mais recentes datam de 1951. A igreja matriz de São Miguel de Taipú foi construída em 1875, pelo vigário José Antônio Rodrigues.

Eventos turísticos: Carnaval, Festas Juninas, Emancipação Política, Vaquejadas, Desfile de 7 de setembro e Festa da Padroeira.

Patrimônio arquitetônico / cultural material: Engenho Oiteiro, Fazenda Lagoa Preta e Igreja Matriz.

Equipamentos culturais / turísticos: Parque de Vaquejada Bem Mais